Análise Psicossomática

“Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.” (Carl Gustav Jung)

A Psicossomática não é um campo exclusivo da Medicina ou da Psicologia, mas sim uma ciência interdisciplinar que integra várias áreas do conhecimento. Uma filosofia, um novo olhar e uma prática que leva em conta o adoecimento em sua integralidade e complexidade, já que não podemos separar o ser humano entre as partes que o compõem (física, psíquica, mental e espiritual), bem como o indivíduo de seu meio físico, social, cultural e familiar.

A Psicossomática Analítica, em especial, preconiza a inexistência entre a dualidade corpo e mente acreditando que os processos de saúde e doença são apenas polos opostos do mesmo sistema.

O sintoma dentro desta abordagem é visto não apenas em seu aspecto patológico, mas também como um poderoso aliado do nosso processo de autoconhecimento, já que denuncia a posição unilateral adotada pela nossa consciência indicando-nos, assim, que algo necessita ser revisto e integrado.

Esta descoberta interior dependerá, no entanto, de quanto o indivíduo está disposto a investir nesse processo, já que o contato com nossas emoções negadas pode ser tão ou mais doloroso do que o adoecimento em si.

Por outro lado, é justamente por não conhecermos o núcleo produtor de nosso desequilíbrio, que não conseguimos muitas vezes dissolvê-lo. É a transformação do sintoma em consciência, por meio da compreensão de seu simbolismo (seu significado e finalidade em nossa vida), que pode nos ajudar a ampliar significativamente as possibilidades de autocura.

Neste caminho torna-se fundamental entendermos que cura não significa a ausência de sintomas, mas sim a conquista do retorno à nossa integridade, pois o ser humano não adoece apenas  em uma área (corpo ou mente), mas sim em todo o seu complexo.

Não somos seres perfeitos e todos nós teremos que elaborar certos aspectos de nossa vida e, por esta razão, o processo de autoconhecimento nunca se esgotará, podendo ser exercido das mais variadas formas, já que não há nenhuma ciência ou maneira única capaz de abarcar o todo.

Este caminho pode ser feito com a nossa ajuda inicial ou com outros profissionais, numa relação transdisciplinar, acrescentando-se novas ferramentas para auxiliá-lo nesta aproximação do Si Mesmo.

É necessário, porém, você entender que, como analistas, não curamos ninguém, mas apenas ajudamos nossos clientes a interromperem seus processos autodestrutivos, acendendo uma luz para que possam reencontrar o seu verdadeiro caminho. É somente através da tomada de consciência e elaboração dos conteúdos por nós negligenciados, que podemos liberar o corpo do papel de porta voz do simbolismo da nossa dor anímica.

O importante é que você consiga cumprir a sua missão, deixando de viver uma vida alienada e sem sentido, reduzida a uma rotina voltada apenas para a sobrevivência, reparação de mágoas e culpas e de adoecimento.

Incentivando o  despertar de uma consciência maior, você poderá voltar a ser único de acordo com a sua própria essência original, retornar ao seu equilíbrio em todos os sentidos e ser menos susceptível às influências dos afetos internos e externos alcançando, desta maneira, o bem-estar que tanto almeja.

Se tiver dúvidas sobre o tratamento ou desejar agendar um horário favor utilizar o formulário abaixo

error: Content is protected !!