Biocibernética Smit
“O sistema nervoso controla todos os órgãos do corpo humano. O médico do futuro buscará na coluna o tratamento e a prevenção das doenças.” Hipócrates
A Biocibernética por smitirização ou Biokybernetik Smit é um método terapêutico não invasivo de rápida ação, pertencente a área complementar da saúde, que foi desenvolvido pelo engenheiro eletrônico e fisiologista alemão, Dr. Jan Gerhard Smit, após 30 anos de extensas pesquisas.
Foram 200 mil casos estudados e tratados em hospital, sendo que 123 foram alvo de pesquisa clínica, o que fez com que esta técnica fosse muito bem conceituada na Europa. A comprovação científica foi embasada em estudos efetuados nas Universidades Federais de Desdren e de Berlim (Alemanha) e na Universidade de Viena (Áustria). Seu trabalho conta também com o reconhecimento da Academia de Ciências de Berlim e do Sistema Único de Saúde alemão.
A Biocibernética consiste no estudo do sistema de autoregulação do corpo (humano). Ela parte do princípio de que nosso organismo é dotado de uma inteligência autonômica capaz de reconhecer informações (provindas tanto do meio interno como externo) e promover respostas automáticas adaptativas, que buscam manter o nosso equilíbrio inato. Exemplo: quando nossos olhos se deparam com uma maior claridade no ambiente ocorre um relaxamento dos músculos oculares e diminuição do tamanho da pupila, sem nossa ação consciente.
O estilo de vida contemporâneo pouco saudável, que inclui uma dieta desbalanceada, sedentarismo, agressões psicossociais contínuas, estresse e desconexão espiritual faz com que o organismo adote respostas disfuncionais capazes de gerar contraturas musculares, dor e alteração postural diminuindo o nosso potencial biocibernético de autorregulação.
O desalinhamento da coluna (que abriga o nosso sistema nervoso, responsável pela complexa rede transmissora de informações ao organismo como um todo) traz não somente quadros dolorosos, bem como prejuízo na qualidade de atuação do sistema nervoso neurovegetativo provocando, inclusive, disfunções orgânicas.
A técnica de smitirização tem como intuito propocionar um “reset” no sistema de equilíbrio natural do corpo, resgatando a capacidade autorregulatória do organismo, diminuindo dores, disfunção de órgãos, ajustando a coluna vertebral, bem como equilibrando as emoções.
Apesar de ser uma técnica simples, é muito eficaz. Ela segue uma sequência de pontos que são estimulados com o “Smiter”, uma caneta de metal pontiaguda com calibre acurado (definido após longos estudos), capaz de atingir uma camada específica da pele e proporcionar uma resposta do sistema nervoso.
Em termos gerais, o método consiste em promover-se a condução de impulsos elétricos dinâmicos, por meio de estímulos cutâneos com o Smiter em zonas reflexas (que não se limitam aos meridianos de acupuntura). Esta sequência de pontos estimulados é capaz de provocar o relaxamento muscular, realinhamento da coluna, restabelecimento da simetria corporal, bem como promover a restauração do sistema de autorregulação e reconhecimento automático das disfunções orgânicas, promovendo o retorno à homeostase orgânica e consequente bem-estar.
Em algumas sessões o cliente é capaz de fazer este reset, que pode ser percebido inicialmente com o alinhamento instântaneo da coluna, visualmente perceptível em muitos casos. Este realinhamento postural permite que o sinal elétrico que percorre pela medula e, que foi bloqueado pela tensão existente nas vértebras e articulações da coluna, volte à normalidade facilitando a comunicação do sistema nervoso.
A aplicação da smitirização em pontos-chaves propicia a restauração da circulação de energia do corpo, atingindo a dimensão energética-informacional, responsável pela organização celular e manutenção da saúde, interferindo nos processos bioquímicos e ativando automáticamente a cura natural.
Entre suas principais recomendações, destacam-se: alívio de dores; controle de ansiedade; depressão; estresse; distúrbios de sono; relaxamento muscular, mental e emocional; vitalidade; problemas hormonais; equilíbrio das disfunções gastrointestinais; tratamento contra fumo, álcool e drogas; fortalecimento imunológico e prevenção de doenças.
Abaixo, poderemos observar alguns exemplos provenientes de minha própria prática clínica, que podem demonstrar, de forma mais concreta, os possíveis resultados a serem alcançados por este trabalho. Note, porém, que cada caso é único e obedecerá os próprios recursos internos do cliente.
Exemplos de casos podem ser vistos clicando nos ícones abaixo. Atente que a seta azul é indicativa do ponto que foi tomado como referência e a vermelha indicativa das mudanças do alinhamento postural.
Exemplo de Mudança Postural
Nos dois casos que se seguem, observa-se claramente uma mudança postural expressiva após a aplicação da smitirização. O reset no sistema natural do corpo pode ser notado pelo alinhamento instantâneo da coluna. Nota-se que no 2º caso o equilíbrio postural é mantido, inclusive em sessão posterior efetuada 1 semana após, possibilitando novo ajuste.
Exemplo de Mudança Postural e Autoregulação do S.N.
Neste caso, também é possível observar nitidamente a nova reorganização postural, após a aplicação da smitirização.
Esta mudança externa foi precedida de uma alteração interna, não visível, mas que pôde ser registrada, antes e após a aplicação da Biocibernética por Smit, por um aparelho de Biofeedback cardíaco, demonstrando o retorno gradativo da cliente para um estado de maior coerência cardíaca, isto é, para um nível de maior homeostase.
Vale lembrar que, o estado ideal de coerência cardíaca caracteriza-se pela presença de ondas senoidais, que indicam a existência de um ótimo estado de equilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo, como podemos notar no exemplo que se segue:
Antes da smitirização
No presente caso, notam-se sinais de desequilíbrio autonômico antes da aplicação do procedimento. A cliente permaneceu 56% do tempo fora da coerência cardíaca, estado este considerado ruim (nota=2,9).
Após a smitirização
Etapa 1 – 10 minutos após o término do procedimento
Pode-se observar no gráfico abaixo, uma primeira resposta do SNA tentando se adaptar às novas informações recebidas. Apesar da aparente piora, já que a cliente permaneceu 62% do tempo fora da coerência cardíaca, uma maior presença de ondas senoidais, bem como a diminuição da frequência média cardíaca (de 72 bpm para 62 bpm), podem ser consideradas como importantes indícios do início deste ajuste. Este fato foi corroborado pelo relato da cliente que constatou uma mudança respiratória e relaxamento mais expressivo.
Etapa 2 – 25 minutos após o término do procedimento
Nova mensuração foi efetuada, após 25 minutos do término do procedimento, no intuito de oferecer um maior tempo ao corpo para atingir a autoregulação. Aqui pôde-se observar mais nitidamente o resultado final, quando a cliente manteve-se apenas 18% do tempo fora da coerência cardíaca, melhorando seu estado geral (nota= 6,1).
Este fato pode nos levar a inferir que a Biocibernética por Smit é capaz de provocar uma alteração instantânea não só no sentido orgânico anatômico visível, mas também gerar respostas funcionais (neste caso a diminuição dos níveis de estresse/ansiedade observada pela melhora respiratória). As aferições (antes e após) puderam ser efetuadas de forma objetiva e científica permitindo-nos acompanhar esse processo.